Guia de Profissões




O JOGO DAS PROFISSÕES – Se você ainda não decidiu qual carreira profissional deseja seguir, ainda mais agora que as inscrições para os vestibulares já estão se iniciando, uma dica é que você faça um teste vocacional. Na internet são vários os testes que você pode realizar, um deles, que está disponível no Facebook, é o Jogo das Profissões –http://www.facebook.com/fmuemuitomais?sk=app_200870969971344 – criado pelo Complexo Educacional FMU.


Nesse teste vocacional, assim como em outros, você descobre quais são aquelas profissões (logo, cursos  degraduação) que mais se aproximam das suas características, dos seus gostos e ambições pessoais.

Na página do Jogo está disponível um teste com oito perguntas de múltipla escolha. Se desejarem após responderem ao questionário os estudantes podem divulgar e compartilhar o resultado na rede para que seus amigos possam conferir.

Para realizar o teste vocacional acesse a Fan Page do Complexo Educacional FMU, citado acima, e clique em “Curtir”. Depois clique na opção “Jogar” e inicie o teste.

A primeira pergunta de refere a que matéria escolar você mais gosta. Depois você deverá responder qual dos assuntos listados (economia, política, entretenimento, saúde, cultura, cidadania, ou tecnologia) que você mais se interessa.

Posteriormente a terceira pergunta questiona: as suas atividades preferidas são as que envolvem? Você poderá responder por tomada de decisões, comunicação, preocupação com o bem estar do próximo, criatividade, ensinar, pesquisa e usar algum tipo de tecnologia.

A quarta pergunta com o que você aproveita as suas horas de lazer. Entre as opções de resposta estão disponíveis fazer um curso, ler um livro, caminhar, resolver assuntos pendentes, divertir-me, descansar, ou ter a companhia de pessoas queridas.
Você também deverá responder que influência recebe de seus pais, amigos na hora de escolher o curso. Já relacionado ao salário, o teste Jogo das Profissões da FMU investiga se quando você pensa numa profissão o mais importante para você é: obter um lucro financeiro a ser bem sucedido; conquistar status e reconhecimento; trabalhar em algo que esteja em evidência no mercado; fazer algo que gosta independente do retorno financeiro; trabalhar em equipe ou ser autônomo e ter a liberdade de conduzir sua vida.

Também discute no que você gostaria de trabalhar, por exemplo, em escritório, espaços criativos, hospitais ou clínicas, escolas ou faculdades, empresas de engenharia ou informática.

E a última questiona se pensando no futuro você se vê sendo um executivo, tratando de assuntos relacionados a leis, trabalhando na TV em uma agência rádio ou escrevendo para algum veículo, cuidando do bem-estar do próximo, criando algo, ministrando aulas ou trabalhando com tecnologia.

O JOGO DAS PROFISSÕES – FMU – TESTE VOCACIONAL  http://www.facebook.com/fmuemuitomais?sk=app_200870969971344



**********

Até 2015, devem surgir mais de 50 mil vagas por ano para técnicos na indústria de petróleo, gás e energia e também no segmento naval -- indústria naval e estaleiros. Que tal aproveitar as chances oferecidas pela Indústria de Energia? Saiba mais em: www.profissoesdefuturo.com.br



**********


**********


**********


*********

 A Classificação das Profissões:


Guia das Profissões foi organizado de um modo a apresentar de um modo simples e direto as principais características de cada profissão, para auxiliar os vestibulandos na hora de escolher uma carreira. As profissões foram classificadas em:




    **********