Técnicas de Estudo



 12 Dicas que facilitam o hábito de leitura


1 - Em primeiro lugar, busque o prazer de ler: ainda que seja uma leitura densa, dolorosa e triste, há prazer em compartilhar esses sentimentos todos em comunhão artística com o autor e os outros leitores. Descubra como ter a leitura como objetivo e manter o seu prazer .


2 - Tenha sempre um livro consigo: sempre surge a oportunidade de avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco, no ônibus ou em algum outro momento inesperado. Atenção: não vá se tornar uma pessoa anti-social. Às vezes uma boa conversa pode ser melhor para passar o tempo. Para esse item, prefira livros pequenos, fáceis de carregar .

3 - Cuide de seus olhos: a não ser que você já domine o braille, vai preferir manter seus olhos em ótimo funcionamento. Esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, use. Fique bem informado sobre seus olhos .

4 - Tenha meios alternativos de leitura: a tecnologia fornece diversas alternativas para atualizar as leituras. Ler na tela do computador pode ser desconfortável, mas já existem formas de ler bons livros, um pouco de cada vez, recebendo pequenos trechos de cinco minutos por em seu email diariamente . Você sabia que até mesmo em seu celular você pode ler livros ?

5 - Aperfeiçoe a sua leitura: de que adianta ler se você mal lembra da história um mês depois? Para ler um livro velho como se fosse novo? Bem, a ideia não é má e reler um bom livro sempre é bom, mas se você quer reter mais de tudo aquilo que lê, escolha uma maneira de fazer isso .

6 - Aprenda de uma vez por todas como funciona um agregador de feeds: vamos assumir que, se você está lendo este artigo, você lê blogs. Se lê blogs e ainda não sabe usar um agregador de feeds está muito atrasado e está perdendo tempo ao ter sempre que acessar os seus sites preferidos para saber se eles já foram atualizados ou não. Possivelmente, está perdendo até mesmo textos interessantes. E, muito provavelmente, de blogs que falam de livros, literatura ou que fazem literatura propriamente dita. Aprenda de uma vez a utilizar um agregador de feeds .

7 - Prefira livrarias com bom atendentes: nem sempre os vendedores de livrarias são as melhores pessoas para indicar livros , mas sempre há aquele profissional que se destaca. É aquele que conhece seus gostos e sabe indicar de forma certeira um livro de que você vai gostar. Ou ao menos lhe avisar quando aquela edição que você tanto espera chegou na loja. Em geral, essas pessoas estão nos sebos.

8 - Saiba fazer pequenos reparos em livros: nem sempre vale a pena. Livros são feitos hoje como um produto qualquer e muitos não valem um centésimo da árvore de onde saiu sua celulose. Mas o bom leitor tem sempre uma ou outra edição rara ou feita com aquela arte que mais não há. Para esses, saiba fazer pequenos reparos  e como secá-los no caso de molhados . Mas para evitar esses problemas…


Saiba como guardar seus livros: a melhor maneira de conservar um livro é não o guardando, mas fazendo com que ele circule de mão em mão. O objetivo de um livro é conservar o conhecimento para que esse conhecimento se propague. Guardá-lo em uma estante para o resto da vida é o mesmo que queimá-lo. Mas se você não for capaz de tal generosidade, aprenda a conservar seus livros .

9 - Tenha ao menos um desafio para cada ano: escolha uma grande obra  que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.

10 - Leia menos para ler mais: se você lê até o ponto de ficar cansado ou de passar os olhos sobre a página sem que se lembre ou tenha consciência do que acabou de ler, algo está errado. Você precisa aprender a parar de ler antes que isso aconteça para que seu horizonte de leitura se amplie e para que a leitura sempre esteja associada a uma atividade prazerosa. Lembre-se: para ler mais, leia menos, mas com mais qualidade .


11- Saiba onde conseguir livros grátis: livros não são baratos. Você pode conseguir livros grátis na internet com facilidade . Ler na tela ainda é desconfortável, mas esteja ciente das mudanças tecnológicas. 

12 -  Você dá a dica! Então, qual é a sua dica?



*********


Um guia rápido para estudar com mais eficiência



**********

10 dicas para aproveitar os estudos em Matemática

Quem nunca se assustou diante de uma equação algébrica, que atire o primeiro giz. Para tornar os estudos de Matemática mais agradáveis e produtivos separamos algumas dicas que podem ajudar os alunos.

1. Abuse dos conhecimentos prévios - Aposte em cálculos que você já sabe de memória, ou em estratégias que já domine melhor para resolver problemas difíceis. Por exemplo, se você precisa resolver uma situação onde tem de calcular o produto de 12 X 8 , pode recorrer à soma sucessiva (8 + 8 + 8 + ...), ou então desmembrar o 12 como 10 + 2 e fazer 8 X 2 + 8 X 10) entre tantas outras possibilidades. O importante é encontrar algum caminho para a resolução, mesmo que não seja o mesmo ensinado em sala de aula.
2. Dê um passo de cada vez - Na hora de resolver os exercícios, comece pelas questões mais fáceis. Desse modo, você se sentirá mais seguro para seguir adiante, além de aquecer o raciocínio com conceitos que você já sabe. Mais tarde, depois de ter resolvido as primeiras questões, retorne ao que você ainda não sabia e persista na resolução.
3. Sociabilize o conhecimento - Entender as estratégias de outros alunos e compartilhar as suas é fundamental para a resolução de questões. Para aqueles que preferem estudar sozinhos, uma boa dica são os fóruns na internet onde diversos alunos discutem seus métodos de trabalho nos exercícios. "Matemática se aprende de verdade não apenas exercitando, mas também fazendo discussões sobre seu funcionamento, argumentando sobre como se chegou lá", diz a professora Ivonildes Milan. Do compartilhamento de dificuldades comuns, soluções alternativas podem surgir.
4. Vários caminhos levam ao mesmo lugar - Depois de resolver o problema, tente resolvê-lo outra vez, só que por diferentes caminhos. Isso exercita o cérebro e ajuda a encontrar novas estratégias.
5. Não se preocupe com decoreba - É claro que algumas regras têm que ser decoradas, mas o fundamental é entender o que está sendo feito durante a resolução do exercício. Entender o processo é essencial para saber como agir diante de propostas e exercícios um pouco diferentes. 



6. Entenda a história dos problemas - Na hora da resolução de um problema matemático leia e releia muitas vezes o enunciado para entender o que está por trás da questão. Grife as informações numéricas - numéricas ou não -que possam ajudá-lo a resolver a situação problema e já anote quais os principais conceitos matemáticos estão inseridos na questão: perímetro, volume, funções, etc.


7. Repetir demais os exercícios não é o melhor caminho - Fazer vinte equações do mesmo tipo nem sempre dá resultados. "A repetição é um passo importante no aprendizado da técnica, mas não ajuda muito quando estamos diante de situações novas. Entender a lógica por trás das fórmulas e regras é uma ferramenta de raciocínio muito mais eficaz." , explica Ivonildes.
8. Arrisque-se - Na hora de resolver um exercício, parta do pressuposto de que você sempre sabe alguma coisa. Busque na memória qualquer conhecimento que tenha sobre aquele tema e tente elaborar um pouco mais, agregando ideias e técnicas já conhecidas. Mas não tenha medo de tentar. Vencer o medo faz parte dos desafios da matemática, e também da vida.
9. Aprenda com os erros - Ao final de provas e avaliações anote os conteúdos que você não conhecia ou não sabia resolver e leve as dúvidas para o professor. A revisão é muito importante para que todo o processo de construção do conhecimento fique claro e você não prossiga com dúvidas.
10. Participe de olimpíadas e simulados - Atividades fora de classe são estimulantes para que você possa analisar realmente o que sabe sobre os conteúdos. Além disso, eles ficar diante das suas dificuldades, fazer o possível para acertar e obter o melhor desempenho possível, é estimulante para a aquisição de novos conhecimentos.




**********

Tabela Periódica



A Tabela Periódica dos Elementos que todo estudante tem em algum lugar na mala e nas páginas do livro de química foi pensada originalmente pelo químico russo Dmitri Mendeleiev, que quis organizar os elementos de acordo com suas propriedades físicas e químicas.
Mas tem hora que cansa um pouco consultar a tabela de papel, não é mesmo? Fora que é fácil de perder, amassar, manchar…